Considerado um dos filhos mais temperamentais do rock and roll, o heavy metal superou todos os modismos e se consolidou nas últimas décadas como um dos gêneros musicais mais amados e reverenciados do mundo. Mas afinal, o que é e como surgiu o heavy metal?
As pessoas gostam de categorizar a música que ouvem. Elas podem separar as bandas e artistas de que gostam em diferentes gêneros. Mas como qualquer pessoa que já ouviu várias bandas diferentes sabe, esse muitas vezes é um exercício sem muito sentido. A música é uma forma de arte em constante evolução e nem sempre é possível encaixar diferentes bandas e artistas em gêneros bem definidos.
Afinal, como você rotularia, por exemplo, o som de um conjunto que misturasse elementos de heavy metal, música erudita e jazz? Jazz rock? Progressive metal? Nenhuma designação seria exata.
A própria linguagem possui limitações para expressar a realidade e nunca será 100% precisa. Como ensinava o filósofo grego Heráclito há 500 anos, a realidade é fluida, e tudo está em constante transformação; quando falamos de um rio, por exemplo, talvez já não seja mais o mesmo de antes (a água passou, a margem e as ondulações na superfície mudaram etc). Daí a necessidade da metafísica para definir a realidade.
Guitarra Tagima Woodstock TW61
TW-61 é uma guitarra elétrica da Tagima Woodstock Series, utiliza a madeira poplar na construção do corpo e o braço em maple, Nut em plástico, ponte tremolo 2 pivôs e tarraxas vintage. Possui 2 captadores P-90 model cerâmicos by Tagima e chave varitone que oferece uma maior gama de timbres. Disponível em quatro cores.
A essência do heavy metal
Não obstante, os rótulos podem nos ser úteis para ajudar a delimitar o discurso sobre os diferentes estilos e sonoridades de artistas, apesar de sua utilização não ser uma “ciência”, por assim dizer. Quando falamos de reggae ou heavy metal, estamos nos referindo a algo parecido com o som de Bob Marley ou do Iron Maiden, respectivamente. Neste caso, os rótulos foram bastante úteis, não é?
O que é heavy metal?
O termo “heavy metal” refere-se a qualquer um dos vários gêneros de música pesada relacionados que se desenvolveram no final dos anos 60 e no início dos anos 70, originários do blues rock, do rock psicodélico e do acid rock. Quando usado hoje, o termo geralmente descreve apenas um certo subgênero de heavy metal, geralmente speed metal ou power metal.
Heavy metal é por sua vez um subgênero do rock que se desenvolveu na década de 60 e mais tarde ganhou força como uma reação contra a música mainstream da década de 80. Ele combina elementos de rock and roll (em canções de metal típicas, o ritmo principal é fornecido por uma ou mais guitarras) com elementos de hard rock (por exemplo, uma forte ênfase no baixo).
O gênero musical surgiu no final dos anos 60 e início dos anos 70com artistas que hoje são tidos como hard rock, especialmente Black Sabbath, Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Deep Purple, principalmente, que eram todos classificados como heavy metal até o final da década de 80. Esses artistas foram influenciados por pioneiros de décadas anteriores que precisam ser mencionados.
Os grupos de rock and roll que influenciaram o heavy metal em seus estágios iniciais desempenharam um papel importante no desenvolvimento do gênero. Surgido na década de 50, o rock and roll evoluiu do blues, do jazz e da música country, e americanos como Chuck Berry e Little Richards popularizaram o estilo. Na década seguinte, britânicos como Beatles e Rolling Stones acrescentaram mais peso ao som.
Influenciados pelos citados pioneiros, bandas posteriores que tocavam basicamente blues rock, como o Cream, foram adicionando mais e mais distorção dos amplificadores ao seu som, tornando-o cada vez mais sujo e por vezes até sombrio, como foram os casos do Led Zeppelin e do Black Sabbath, que achou melhor encaixar letras inspiradas em filmes de terror naquele som ineditamente macabro.
Por sua vez, Jimi Hendrix quis ir além do efeito distorcido do amplificador e passou a comprar qualquer protótipo de pedal de efeito para criar músicas com sonoridades cada vez mais elaboradas, fato que influenciou por tabela grandemente os outros músicos que iam assistir aos shows do virtuoso guitarrista e ficavam chocados, como foi o caso de Pete Townshend, líder do The Who.
Por falar em pedais…
Pedais de efeito, heavy metal e hard rock
De fato, a evolução do som de todo o rock seria posteriormente fortemente influenciada pelo desenvolvimento dos pedais de efeito, especialmente por causa do pioneirismo do genial Jimi Hendrix. Bandas do pós-punk importantes dos anos 80, como por exemplo, U2, The Cure, Echo & the Bunnymen e The Cult (no início), calcariam seus sons em riffs com Distortion, Delay, Flanger, Cry Bay etc.
Os ótimos e coloridos pedais da Boss, especialmente, virariam uma febre nos anos 80; todo adolescente guitarrista pedia um no Natal ou no aniversário! Aconteceu que os pedais de distorção foram sendo desenvolvidos até que lançaram um preto batizado “Heavy Metal” (ou “HM-2”). A ideia era ligar aquilo somente nos solos, mas…veja um vídeo comparando o “Distortion” (ou “DS-1”) e o “Heavy Metal”:
No entanto, a molecada começou a fazer guitarra base com aquele brinquedo ultra barulhento e não mais com distorção de amplificador, Distortion ou Overdrive, como faziam anteriormente Black Sabbath, Ozzy, Led Zeppelin, AC/DC etc, então tidas como bandas de heavy metal.
A partir deste ponto, surgem o speed e o thrash metal com uma pá de jovens utilizando os populares e até hoje eficientes pedais Boss pretos batizados apenas por falta de originalidade “Heavy Metal”. Ainda hoje a imensa maioria dos rockeiros veteranos fãs das primeiras bandas de metal simplesmente não suporta a barulheira característica originalmente produzida pelo “Boss Heavy Metal” na guitarra base.
É por causa desse fato curioso que bandas pesadas dos anos 60, 70 e 80, como: Black Sabbath, Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Van Halen, Quiet Riot, Uriah Heep e Mötley Crüe, entre outras, “perderam o status” de heavy metal e passaram a ser consideradas “apenas” hard rock; as novas era muito mais barulhentas. Para ser metal a partir de então era necessário soar um pouco como Metallica ou Megadeth.
O metal passou a ser conhecido por aquele som característico de guitarra base bem mais barulhenta, como o de bandas do thrash metal, tidas até então como sendo muito menos técnicas e que se valeriam desse efeito como recurso para encorpar seu som e ombrear com os exímios músicos das antigas do heavy metal.
Ouvir um álbum do Children of Bodom ou do Slipknot, duas das maiores bandas de metal dos últimos anos, é como relaxar no Paraíso para quem curte heavy metal, especialmente para quem tem menos de 40. Já para alguns rockeiros das antigas, o som da distorção das guitarras tem que lembrar Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath ou AC/DC. Qualquer coisa que se distancie muito disso…
Apesar de alguma generalização (possivelmente exagerada), esta parte do texto foi necessária para mostrar como a popularização do pedal “Boss Heavy Metal” (“HM-2”) entre a molecada mudou todo o linguajar do rock and roll e do metal. Voltemos à história do bom, velho, pesado e imortal heavy metal.
A doce agressividade do heavy metal
Voltando à década de 1960, o heavy metal havia se tornado um gênero musical maduro que era mais técnico e complexo do que suas formas iniciais. Bandas de heavy metal também passaram a adotar um tom mais agressivo e rebelde em suas letras e som. Muitos artistas ajudaram a desenvolver o gênero heavy metal, mas o estilo musical ganhou impulso de verdade na década de 70.
Embora não seja violento, o heavy metal possui uma estética inegavelmente agressiva, e as primeiras bandas de metal não foram exceção. Freqüentemente, eram altamente politizadas e usavam a música como meio de protestar contra a Guerra do Vietnã e o racismo. Suas letras e estilos de performance inspiraram-se em nomes do rock psicodélico e do blues rock, como foi o caso de Hendrix.
No início, os sons de guitarra altos e com overdrive característicos do gênero foram ridicularizados pelos críticos como simplistas, mas o poder da música e a natureza política das letras ajudaram a impulsionar o heavy metal a se tornar um dos gêneros musicais mais populares do mundo.
Além disso, a competição entre os músicos das diversas bandas para ver quem era o guitarrista mais técnico ou o baterista mais rápido acabou por elevar imensamente o nível técnico. Embora pouco comentadas, essas egotrips competitivas dos rockstars trouxeram efeitos positivos. Foi nessa época que surgiram as primeiras bandas super técnicas de rock progressivo, que pretendiam transformar rock em arte.
Iron Maiden, Metallica e o heavy metal
As técnicas de guitarra evoluíram dos fantásticos blueseiros americanos, como B.B. King e Buddy Guy, e influenciaram geniais rockeiros britânicos, como Eric Clapton (Cream), Jimmy Page (Yardbirds, Led Zeppelin) e Tony Iommi (Black Sabbath), estes por sua vez influenciaram praticamente toda a geração do hard rock e do metal que esteve no auge durante a década de 80.
Para os fãs do metal, o gênero é quase sinônimo dos anos 80, e muitas das bandas que levaram o gênero à popularidade naquela década mantém um público considerável ainda hoje. Tidos como os maiores nomes da atualidade no estilo, Iron Maiden e Metallica lançaram seus primeiros discos em 1981 e 1983, respectivamente.
Ozzy lançou seu primeiro disco solo em 1980 com um guitarrista que influenciaria muitas gerações chamado Randy Rhoads. Foi nos anos 80 que despontou uma outra revolução da guitarra comandada pelo lendário Eddie Van Halen e comparada àquela iniciada pelo jovem Jimi Hendrix 20 anos antes. Na esteira dessa onda, despontaram grandes nomes, como Steve Vai e Joe Satriani, extremamente influentes no metal.
Algumas das principais subdivisões do heavy metal
Considerada uma das maiores vocalistas da atualidade, Alissa White-Gluz, da banda Arch Enemy, defende que apesar do metal ter fama de “agressivo” ou “violento”, na verdade o estilo reúne muito refinamento e alguns dos melhores músicos do mundo. Certíssima. Além disso, a evolução nunca acabará devido à criatividade humana.
Que o digam James Hetfield (vocalista do Metallica), Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden), Adrian Smith (guitarrista do Iron Maiden), Tom Morello (guitarrista do Rage Against the Machine), Dave Murray (guitarrista do Iron Maiden) e Steve Harris (baixista do Iron Maiden), entre tantos outros inovadores que não deixaram a peteca do metal cair no fim do século passado e contra todas as previsões.
Grandes nomes, como Jim Root (guitarrista do Slipknot), Alexi Laiho (guitarrista do Children of Bodom), John 5 (guitarrista de Rob Zombie, Mailyn Manson), Tatiana Shmailyuk (vocalista do Jinjer), Mike Portnoy (baterista do Liquid Tension Experiment), Mario Duplantier (baterista do Gojira) e muitos outros continuaram elevando ainda mais o nível no Século XXI, temos que tirar o chapéu.
A evolução técnica, especialmente na guitarra, está intimamente ligada à evolução do metal. Iniciada pelos blueseiros americanos, levada à frente com mais velocidade pelos britânicos do blues rock, aprimorada e acelerada no competitivo hard rock (já com solos incríveis e cheios de efeito) ela finalmente despontou no heavy metal, o supra sumo do rock pesado. Para onde se poderia evoluir a partir desse ponto?
Surgiram, então, os filhos do heavy metal, diversas subdivisões nas quais foi possível evoluir ainda mais através da infinita criatividade humana. Esses descendentes surgiram mesclando outros estilos ou criando novas técnicas que inovaram o modo de cantar ou de tocar guitarra e bateria. Listaremos alguns dos principais estilos.
Symphonic metal
O metal sinfônico é um gênero musical que nasceu sob forte influência da música erudita. O gênero surgiu em países europeus, como a Islândia, onde onde a música clássica é muito popular e as crianças crescem ouvindo muito isso. Com o tempo, os adolescentes perderam o interesse pela música clássica e decidiram criar algo novo, fazendo o estilo mais pesado imediatamente muito sucesso no local. Hoje, existem grandes bandas no mundo inteiro de symphonic metal.
Os finlandeses do Nightwish fizeram um dos maiores hits do metal sinfônico:
Metalcore
O metalcore combina a música metal com elementos do punk hardcore e outras formas de rock. Não é apenas agressivo, é muitas vezes épico, usando elementos sonoros como longos solos de guitarra, vocais gritados, ritmos complexos e várias mudanças de tempo.
Podendo ser confundido algumas vezes com o melodic death metal (dois estilos de muito sucesso no metal hoje em dia, mas metalcore é mais hardcore e death metal fala de morte e tem bateria com bumbo “metralhando”), as bandas de metalcore usam uma ampla variedade de gêneros e têm influência de uma variedade de estilos.
O Killswitch Engage é um dos maiores do metalcore:
Death metal
Death metal é um gênero de metal que foca em temas ligados à morte, muitas vezes de uma maneira aterrorizante. Embora o gênero exista há bastante tempo, o termo só foi usado para descrever uma derivação de thrash metal no final dos anos 80.
O gênero death metal foi inventado por Chuck Schuldiner no final dos anos 70 como uma forma de mesclar metal extremo com um som mais melódico. Embora o gênero tenha sido originalmente planejado como um experimento, desde então se tornou um pilar na cena do metal e gerou ramificações, como o deathcore e o death ‘n’ roll.
O death metal é caracterizado pelo uso de voz gutural e de pesados riffs de guitarra, bem como pelo característico bumbo aceleradíssimo e cuja velocidade lembra uma metralhadora. O termo “death metal” foi cunhado pelo jornalista Lyle H. Rossiter Jr. em um artigo de 1985 para “Sounds”. Ele escreveu: “um ‘novo’ som está sendo formulado por apenas algumas bandas, que em breve será conhecido”.
A banda francesa Gojira é um dos expoentes do death metal:
Melodic death metal
O melodic death metal tem todas características do death metal, no entanto utiliza momentos melódicos com belas harmonias, solos e arranjos que dão mais leveza e temperam com bom gosto o pesadíssimo death metal, tornado-o mais palatável para a maioria (mas não todos) dos fãs de heavy metal.
O som dos suecos do In Flames passeia entre o melodic death metal e o metalcore:
Prog metal
O metal progressivo pode ser o subgênero de metal mais diverso e de crescimento mais rápido, com bandas que vão desde os extremos do rock sinfônico ao death metal brutal. Algumas bandas, como Dream Theater, Haken e Pain of Salvation recebem suas influências progressivas e as integram em seu núcleo de metal, enquanto outras bandas como Between the Buried and Me and Periphery têm um núcleo de metal e integram influências progressivas. Tool é um dos maiores nomes do prog metal:
Djent
Considerado um subproduto do progressive metal e do progressive metalcore, o djent trouxe inovação para o metal com seus muitos seguidores abafando a nota após a paletada na guitarra. A palavra “djent” nada mais é que uma onomatopeia do som produzido pelo efeito do abafamento numa guitarra cheia de efeitos de distorção.
O gênero nasceu no Reino Unido em 2008, quando um grupo de músicos britânicos começou a escrever músicas que combinavam os estilos de metal progressivo e heavy metal extremo. Desde então, o gênero se espalhou para outras partes da Europa, Canadá, Estados Unidos e Austrália, principalmente. Meshuggah é djent na veia:
Thrash metal
Thrash metal é um subgênero do heavy metal que se desenvolveu no início dos anos 80 como um desdobramento do speed metal. É geralmente mais rápido, mais severo e mais extremo do que outros subgêneros de heavy metal e muitas vezes apresenta guitarras muito altas, riffs complexos, mudanças abruptas de ritmo e vocais agressivos. O thrash metal geralmente apresenta um andamento mais lento do que seu gênero original, o speed metal, que tende a dar ênfase à habilidade instrumental.
“Isso é terrível”, um diz. “É apenas barulho”, outro acrescenta. O thrash metal nunca terá o glamour do rock clássico e nem pretende isso. Pretende ser uma porta de entrada para o gênero, como o metal costuma ser. Gosto é gosto. Afinal, de que serve a arte senão para desafiar os sentidos? O objetivo da arte é provocar. É para ser controverso, para fazer você pensar, para fazer você sentir. Para conhecer melhor o subgênero, ouça Slayer, Anthrax, Megadeth e Metallica, “The Big Four of Thrash”.
Assim como o Metallica, o Sepultura teve forte pegada de thrash metal no início:
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Pedal Boss Metal Zone
Pedal de distorção Boss Metal Zone MT-2
Possui circuito de ganho de dois estágios, que proporciona um timbre quente com sustain ideal para riffs ou solos matadores. Além disso, você conta com um equalizador paramétrico de 3 bandas que permite alcançar inúmeras texturas de Drive diferentes, proporcionando a pegada dos cabeçotes valvulados de alto ganho
Abração!